Mudar Idioma
      PRINCIPAL

      AIKIDO

      GOSHIN

      SHOPPING

      CONTATO
ÁREA EXCLUSIVA

                MENU
   
   
 
        • GRUPO
 
   
 
        • TÉCNICAS
 
 
        • ONDE TREINAR
 
 
        • EVENTOS
 
 
        • PARTICIPAÇÃO
 
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 
Publicidade

   8º TORNEIO INTERNACIONAL DE
        TOMIKI/SHODOKAN AIKIDO NO JAPÃO
8º Torneio Internacional
Butokuden
Kyoto / JP
(09/2009)
Aconteceu no último setembro o 8º Torneio Internacional e a comemoração dos 30 anos do falecimento do Shihan Kenji Tomiki.
Foi simplesmente incrível o evento, não só pelo seu conteúdo mais principalmente pelo clima de amizade e confraternização que envolvia á todos, era sem dúvida a realização do sonho do Shihan Kenji Tomiki de desenvolvimento físico e cultural, de divulgação e preservação do Budo e de fraternidade.

Foi também a realização do sonho de qualquer praticante de artes marciais japonesas; pois o evento se realizou no Butokuden da cidade de Kyoto (a antiga capital imperial do período feudal Japonês), onde está o Dojo mais antigo de todo o Japão, com mais de 500 anos; o Dojo completamente preservado foi palco das finais e de treinos como também de apresentações de Naginata, Kendo, Sumo, Kyudo e onde ao mesmo tempo acontecia um festival de Budo; Vimos de perto e tocamos a história. Pensamos no nosso querido amigo Cassimiro e como ele gostaria de estar ali, e em verdade estava conosco com certeza em espírito.

Kyoto é a antiga capital feudal que ficou preservada, pois, não sofreu bombardeios durante a 2º Guerra mundial, portanto preserva e conserva vários prédios, templos e casas históricas intactas; Vimos o palácio do Imperador e diversos templos magníficos em sua beleza artística e histórica, jardins de beleza poética e até transcendental, mas mesmo estas coisas não se comparam ao seu povo e as pessoas presentes no evento estes sim, seu verdadeiro tesouro; nós os agradecemos á todos pelas demonstrações e atos de carinho, amizade e lições de civilidade. Tenho agora ainda mais certeza de que a educação é o maior e melhor caminho para um país e sociedade que permitam aos seus membros atingir a plenitude de seus sonhos, potenciais; essa experiência nos ensinou que somos mesmo sem perceber educadores de nós mesmos e de todos á nossa volta; com mesmo os menores atos, palavras e gestos podem criar um mundo melhor.

No evento em si tivemos a oportunidade de conviver mais de perto com antigos amigos (do Brasil) como Ryosuke Tamura e sua esposa Ana Paula, e outros amigos novos da ATAB como : Ricardo Marques, Sérgio, Luis e esposa, Gabriel e os rapazes (desculpe por não lhes lembrar o nome) todos muitos gentis.
Outros grandes amigos antigos e muitos amigos novos (Internacionais) tais como: Sensei Dave Nettles, Kerry Nettles, Brian, Antonio, Sean, Ash, Garth (E.U.A); allan, Ken, Tony, Andrew (Oceania), Bob Jones, Danielle Jones, Robert, Josie, Sarah, Paul, Nicole etc. (Inglaterra); Aleksey, Marina, Sergey, konstantin, Evgeniya, Ekateryna etc. (Rússia); Vakthang (Geórgia); Frits, Maikel etc. (Holanda); Eddy Wolput e família (Bélgica); David, Ibrahimah, Fasir, Joan (França); Shihan Shishida, Shihan Nariyama, Endo, Sakai, Takeshi, Eiji, Omori, Yamagata e muitos outros do Japão. Muito Obrigado!

Tivemos os seminários dos dois Shihans Fumiaki Shishida e Tetsuro Nariyama; o primeiro mostrou os resultados dos seus últimos estudos em relação ao Budo, fazendo uma ligação das técnicas do Atemi waza e os fundamentos contidos no Kata Itsutsu no kata do Judô Kodokan, e os princípios de movimento, e de desequilíbrio dinâmico e energia criada pelo movimento; O segundo (Nariyama) repassou várias técnicas com algumas alterações que atendiam as descobertas das contínuas pesquisas e estudos realizados pela JAA (Japan Aikido Association). Tivemos oportunidade de trocar informações e treinar com pessoas de todo o mundo, aprendendo e reafirmando conceitos técnicos, esclarecendo muitos pontos; agradecimento especial faço ao Sensei Takeshi que muito me ensinou ao esclarecer muitos pontos técnicos,mesmo durante a festa. Obrigado!
Estivemos entre a elite de nossa Escola (Estilo), onde aprendemos a todo o momento algo novo e pudemos aperfeiçoar a nós mesmos e nossa técnica, enriquecendo soberbamente nosso conhecimento.
Tive o privilégio de participar dos seminários de juiz internacional ao qual havia sido selecionado previamente, o que muito me honrou e onde tive a oportunidade de aprender muito com todos os mestres, aproveito para agradecer o apoio, a ajuda, paciência e compreensão para comigo; onde tive oportunidade inestimável de fazer amigos e conviver de perto com alguns de meus ídolos no mundo do Aikido, como por exemplo o sensei Sekio Endo; agradeço á todos os juízes e em especial àqueles que dividiram comigo a responsabilidade pelo Dojo “F” onde atuei como juiz, sua paciência e amizade são grandes tesouros para mim.
Os meus amigos e professores Dave e Kerry Nettles, que muito fizeram para que nós pudéssemos estar lá no Japão, e ser juiz; que além de tudo nos cercam com sua amizade e carinho sempre. Muito Obrigado!
Mas, tudo isso foi possível, sempre graças ao apoio e ajuda dos amigos e alunos aqui do nosso Brasil, que com sua busca por aprimoramento constante e mais profundo conhecimento da nossa tão bela arte, nos faz ir cada vez mais longe, nos dedicarmos mais para lhes transmitir o que de melhor e mais verdadeiro formos capazes de aprender e conhecer pelo Mundo; “Onde crescemos todos juntos crescemos mais fortes”.

O Shihan Tomiki, gostava de ser chamado de Sensei, que traduzimos por professor; mais literalmente quer dizer “aluno mais antigo”; E ele gostava de ser considerado apenas um aluno mais antigo, pois, dizia estar sempre aprendendo e este era um caminho maravilhoso e sem fim; sempre em busca da perfeição e beleza mesmo nos atos mais simples e comuns do dia-a-dia, como os Samurai. Por que para àquele que acha que "sabe tudo" e erradamente chama a si mesmo "mestre", o aprendizado acabou e só lhe resta a estagnação e o declínio; Os verdadeiros Mestres (Shihan em japonês) são aqueles que aprendem com todos e à todo o momento e no Japão tive diversas provas disso, dadas pelos Shihan Shishida e Nariyama, os 7º Dan e os 6º Dan de Aikido, os Yokozunas do Sumo, os 9º Dan e 8º Dan de Kendo e os Menkyo de Naginata e Kyudo etc. Que Mestres no verdadeiro sentido da palavra são aqueles que nunca param de aprender!. Espero ser sempre apenas um aluno mais antigo e invés de alunos, ter sempre amigos!
Obrigado á todos.

Sensei Roberto Pereira Chrysóstomo
Diretor-presidente da Goshin Aikido Renmei
4º Dan – JAA


VOLTAR   
Publicidade

LA.net Copyright © 2005 - 2024