Mudar Idioma
      PRINCIPAL

      AIKIDO

      GOSHIN

      SHOPPING

      CONTATO
ÁREA EXCLUSIVA

                MENU
   
 
        • TOMIKI AIKIDO
 
 
        • JAA
 
 
        • GRANDES MESTRES
 
   
 
        • COMPETIÇÃO
 
 
        • UNIFORME
 
 
        • ARMAS
 
 
        • AIKIDO NO MUNDO
 
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 
Publicidade

   AIKIDO
Suas reais origens se perdem no tempo como às Artes Marciais, porém alguns registros antigos colocam sua origem no estilo Daito-ryu Aiki jujutsu, que teria sido criado, segundo registros históricos e tradições por volta de 850 d.C. pelas mãos do Imperador Senwa Tenno (850–880d.c.).

No entanto devemos destacar como grande desenvolvedor do Aiki jujutsu o último neto do Imperador Senwa, Soke Shinra Saburo Yoshimitsu no Minamoto (1045-1127) também irmão de Minamoto no Hachiman TaroYoshii (1041-1108), considerado o maior guerreiro de toda a história Japonesa.
Saburo através de estudos e dissecação de cadáveres de prisioneiros inimigos desenvolveu as técnicas Gyakute e Ichigeki Hissatsu (técnicas de eficiência mortal com apenas um só golpe). À época sendo já mestre de várias artes como: Sojutsu, to-ho,tai-jutsu entre outras, ao observar uma aranha pegando e prendendo sua presa em uma teia, percebeu chegar à descoberta do Aiki, assim Yoshimitsu mesclou as técnicas do Clã Minamoto e Aizu desenvolvendo o Daito-ryu (Kogusoku) no séc.XI.
O nome Daito-ryu é dito ter sua origem a partir de seu fundador que viveu a sua infância em Ohigashi (os mesmos caracteres podem ser lidos como “Daito”), em sua infância. Os “segredos do Aiki” têm uma longa história na família Minamoto que data desde o séc.XI. Yoshimitsu Minamoto era um perito flautista e reconheceu a verdade informe e as ricas variações em uma elegante e flexível dança Shirabyoshi. Ele planejou e adicionou técnicas secretas que foram passadas para o Clã Takeda. Após a morte de Shingen Takeda em 1573, seu irmão mais jovem, Kunitsugu, passou os segredos do Daito-ryu para Aizu quando ele foi para lá com o testamento de Shingen.

Estes segredos são assumidos ser o Kogusoku. Em 1643, Masayuki Hoshina foi para Aizu como chefe do Clã e tornou-se o guardião do quarto Shogun Ietsuna em 1651. Durante vinte anos assumiu muitas responsabilidades como um assistente de assuntos de Estado. Neste período, ele modificou o Daito-ryu (Kogusoku) que Kunitsugu havia introduzido em Aizu no Oshikiuchi, e o ensinou apenas à pessoas de confiança, cujos princípios e técnicas foram passados por sucessivos chefes do Clã Aizu.

A família Saigo, os quais foram os principais mantenedores do Aiki jujutsu por gerações, é dita ter sucedido na liderança do Oshikiuchi, acredita-se que Chikanori Hoshina (Saigo Tanomo) foi a pessoa que ensinou a arte a Sokaku Takeda. Por outro lado, Chikanori aprendeu Daito-ryu de Sohemon Takeda, avô de Sokaku (como descrito nos grandes mestres).
Este Daito-ryu era considerado ser Kogusoku. Sokaku uniu o Oshikiuchi com o Daito-ryu (Kogusoku) e fez o Daito-ryu Jujutsu. Foi só a partir de 1922, segundo o Eimeiroku de Sokaku é que veio a se chamar Daito-ryu Aiki Jujutsu.

Em Fevereiro de 1915, Ueshiba aos 31 anos de idade conhece Sokaku Takeda, mas não é permitida sua entrada no Daito-ryu de primeira. Foi Kotaro Yoshida, um amigo e seguidor de Takeda, quem o persuadiu que Morihei era um bom homem, só então ele foi capaz de se unir ao Daito-ryu mais tarde. Depois de aceito ele treinou todos os dias por um mês com Takeda.

Em 1916, passa a acompanhar Takeda em seminários e é visto como jovem promessa.

Em 1919, enquanto buscava um pastor para orar por seu pai doente Ueshiba conhece Onisaburo Deguchi, o líder da religião Omoto-kyu, que se baseava nos ensinamentos e profecias da mulher de Deguchi, que basicamente falava de amor e harmonia universal, segundo alguns um neo-shintoísmo. Daí originou-se a base filosófica do Aikido.

Após o falecimento de seu pai em 1920, Ueshiba se torna mais religioso e segue a Deguchi em suas empreitadas e austeridades espirituais. Suas novas convicções religiosas afastam Ueshiba da visão de Bujutsu (Budo) de Takeda, mas a separação só ocorreria bem mais tarde. Em Setembro de 1922, Ueshiba após um seminário em Ayabe recebe um certificado e é autorizado a ensinar Daito-ryu.
(Obs. Ao contrário do dizem alguns autores Ueshiba pagava apenas 10 Koku por seminário de 10 dias, segundo registros no Eimeiroku de Takeda e não centenas de Yen por técnica.).

Em 1925, Kenji Tomiki e seu irmão mais novo Kenzaburo entram para o Dojo em Tóquio, o que deixa Ueshiba muito satisfeito já que na época somente seu sobrinho Ryuji podia ser seu Uke (este quase não aparecia no Dojo) e ele não tinha nenhum Uchideshi (aluno interno), pois, os irmãos Tomiki eram altamente graduados em Judô e poderiam ser seus Uke. No mesmo ano pendura um certificado onde se lia que ensinava Daito-ryu, porém sem relação com Takeda. É também o ano que Ueshiba tem a famosa “iluminação”, onde uma nuvem dourada sai do chão e converge para o seu corpo e ele tem a experiência mística de compreender todas as coisas, entender o canto dos pássaros etc. Alguns alunos dizem ter sido neste momento que “nasce” o Aikido.

Em 1930, Jigoro Kano, o fundador do Judô Moderno após assistir a uma demonstração de Aikido envia dois (02) alunos para treinar com Ueshiba, Minoru Mochizuki e Jiro Takeda.

Mais em 1931, Ueshiba recebe outro certificado de Takeda (nós reproduzimos o texto deste último certificado recebido por Ueshiba).

Em 1932, entra para o Dojo Gozo Shioda que seria muito importante para o desenvolvimento e popularidade do Aikido mais tarde.

Em 1933, Ueshiba dá dois certificados a Minoru Mochizuki, onde se lê Daito-ryu Aiki jujutsu; Mochizuki mais tarde se separaria e formaria o Yoseikan na sua cidade natal de Shizuoka, antes ele ensinava sobe o nome de Daito-ryu Aiki jujutsu.

Só a partir de 1936, Ueshiba muda o nome de seu estilo várias vezes, por exemplo: Kobu, Kobudo, Aikibudo, etc.

Em 1940, Kenji Tomiki recebe o Menkyo (nível máximo antes da criação do sistema de Kyu e Dan) quando o sistema de Kyu e Dan foi adotado no Aikido, ele recebeu o 8ºDan, que era o grau máximo deste sistema. Também nesta época o Governo aprova a formação da Kobukai e Koichi Tohei entra para o Dojo, ele seria muito importante para tornar o Aikido conhecido internacionalmente, mais tarde ele graduaria Steven Seagal Shodan. Durante a guerra Ueshiba se internou em Iwama, prefeitura de Ibaragi; neste mesmo ano graças aos esforços de Kenji Tomiki, o Aikido é formalmente adotado como educação física na Universidade de Kenkoku na Manchúria (na época estado fantoche do Japão, e Tomiki era reitor desta Universidade). No período da guerra Takeda ensinava a tropas especiais, até seu falecimento em 1943.

Em 1942, após várias mudanças, até que por sugestão do GHQ (quartel general das forças aliadas) muda o nome para Aikido. Nesta época (1941,1942) Morihito Saito entra para o Dojo em Iwama.

Em 1948, é autorizada a mudança de Kobukai para Aikikai, nesta época a associação estava em colapso e havia poucos seguidores e a direção era assim dividida:
Presidente – Morihei Ueshiba;
Diretor geral – Senhor Kanoe;
Secretário geral – Senhor Kenji Tomiki e
Diretor de academia – Kisshomaru Ueshiba.

Em 1954, aconteceu outro grande impulso ao Aikido, o Japan Budo Championship (Campeonato de Budo do Japão), onde Gozo Shioda foi o vencedor no evento Enbu entre 160 participantes sem divisão de peso ou estilo.

Em 1955, Shioda sai da Aikikai e é patrocinado por empresários e militares e forma o Yoshinkan, e cria o 9ºDan.

Em 1956, Kenji Tomiki começa o desenvolvimento do seu Aikido competitivo.

Em 1960, Tomiki prova para o Ministério da Educação do Japão o valor do seu Shodokan Aikido. Aqui é o começo oficial.

Em 1961, Ueshiba e Tohei visitam o Havaí, Tohei voltaria várias vezes ao Havaí e E.U.A. para difundir o Aikido.

Em 1969, Ueshiba falece em 26 de Abril. Nesta época Tohei era o único 10ºDan, certificado por Ueshiba e considerado o herdeiro do Aikido (todos os hoje considerados “grandes” em algum tempo foram ensinados por ele); porém Tohei em respeito a seu professor declinou em favor de Kisshomaru.

Em 1971, ainda como Shihan-cho, Tohei por divergências cria fora da Aikikai o Ki society.

Em 1974, se separa definitivamente da Aikikai e cria o Shin Shin Toitsu Aikido.

Em 25 de Dezembro de 1979, falece Kenji Tomiki e Hideo Ohba assume como presidente da JAA (Japan Aikido Association).

Em 1986, Ohba falece e assume Tetsuro Nariyama como diretor técnico da JAA e Fumiaki Shishida como presidente por desejo expresso (ainda em vida de Tomiki), até nossos dias.

Em 1991, falece Kisshomaru Ueshiba e assume como novo Doshu seu filho Sodateru Ueshiba, até nossos dias.

Texto baseado nas informações contidas no livro:
AIKIDO: Tradition And The Competitive Edge
Uso autorizado pelos autores:
Fumiaki Shishida e Tetsuro Nariyama

Publicidade

LA.net Copyright © 2005 - 2024